CLIQUE PARA VER A PROGRAMAÇÃO DESTE MÊS DA ORQUESTRA TABAJARA

Foi ele quem trouxe a modernidade para a nossa música. Seu arranjo, mais agressivo, mudou a sonoridade arredondada que dominou o final dos anos 40.
Paulo Moura.

Parece que foi ontem. Mas lá se vão 68 anos. A cada show a rotina se repete nos bailes e salões: os pares vão se formando, e aos poucos, a pista de dança começa a encher. O som lembra as bigbands americanas e envolve os casais. Assim é a Orquestra Tabajara.
Marcus Alencar

Criada há 63 anos, a Orquestra Tabajara é uma colecionadora de recordes. Ninguém animou tantos bailes quanto ela. Além de ser a orquestra mais antiga em atividade no país, e certamente uma das de maior longevidade no mundo, seu maestro, Severino Araujo, é o músico de carreira mais longa em uma só banda, com 61 anos de trabalho ininterrupto na Tabajara.
Altair Thury Filho
Veja - 4 de fevereiro de 1998.


Jaime Araújo, irmão, saxofonista e atual sucessor do maestro Severino Araujo no comando e administração da Orquestra Tabajara regendo a orquestra no CCBB - RJ

Severino Araújo e Orquestra Tabajara - parte 1

Severino Araújo e Orquestra Tabajara - parte 1

 

clique para ver maior
clique para ver maior
Clique para ver maior
 
clique para ver
 
   


Lançamento Internacional
A ORQUESTRA TABAJARA FOI HOMENAGEADA COM UMA CAIXA COM 5 CDS DE SEU REPERTÓRIO PELA SELEÇÕES DO READERS DIGEST.
À VENDA NAS LOJAS DA SELEÇÕES
.

 


_____
PROMOÇÃO 2011: LIVRO e DVD da Orquestra Tabajara
somente
R$80,00 incluindo remessa - pedidos para
JAIME ARAÚJO SERVIÇOS LTDA
Rua Roberto Dias Lopes 25/ 702
Leme - Rio de Janeiro - cep 22010-110
tels (21) 2542-0728 e 9962-0667

NOVO E-MAIL
jaimearaujo90@gmail.com




Orquestra Tabajara na Rádio Campinarte - parece que foi ontem......

Clique para ver a formação atual titular da Orquestra Tabajara

clique para baixar imagens de alta definição



A ORQUESTRA TABAJARA foi fundada em 1934 em JOÂO PESSOA- Paraíba, pelo SR. OLIVER VON SOHSTEN que veio da Holanda para dirigir uma empresa que se instalara na cidade. Em 1937, com a inauguração da Radio Tabajara na mesma cidade, a "ORQUESTRA" foi contratada para fazer parte de seu elenco. Nesta época Severino Araujo foi convidado para integrar o naipe de sax da 'JAZZ TABAJARA' que já contava com músicos famosos dos quais destacaram-se K.Ximbinho, José Leocadio, Geralso Medeiros, Porfírio Costa, Raimundo Napoleão. Cláudio de luna Freire, Olegario de Luna Freire (diretor) etc. Com a morte repentina de Luna Freire, Severino Araujo, com apenas 21 anos de idade assume a direção daquela que seria considerada a mais famosa orquestra popular do Brasil. Cantores famosos como: Francisco Alves, Orlando Silva, Déo, Ciro Monteiro e outros, acompanhados pela orquestra que excursionavam pelo nordeste na época ficavam surpresos com a qualidade daqueles músicos tão bem ensaiados.. A fama chegou a então capital da República, que era, na época, o centro musical do Brasil. A notícia se espalhou e a fama da orquestra chegou ao Rio de Janeiro, que além de ser a capital da República era o centro musical do Brasil.
A VINDA PARA O RIO DE JANEIRO E A ESTRÉIA.
Em dezembro de 1944 a ORQUESTRA TABAJARA recebeu da Rádio Tupi o convite para se apresentar no Rio de Janeiroo . A estréia aconteceu no dia 20 de janeiro de 1945 e teve grande repercussão no país, pois foi transmitida por toda cadeia "associada" que cobria o Brasil de norte a sul.. Sua permanência na Rádio Tupi durou 10 anos.
TRAJETÓRIA: Na trajetória da TABAJARA, encontramos: 10 anos na Radio Tupi - 05 anos na Rádio Mayrink Veiga - 10 anos na Rádio Nacional - 05 anos na TV RIO, onde Severino se destacou com a excelente execução da Abertura do Guarani de Carlos Gomes quando do 1º festival internacional da Canção, apresentado pelo emissora.
EXCURSÃO:
1952 - Paris.(lançamento do algodão brasileiro) Festa do Jaques Fath - 1955 - Carnaval em Montevidéu (45 dias em todo país) - 1961 - Buenos Aires (feira internacional) - 1989 - Lisboa (casino Estoril) - 1990 - Portugal (varias cidades)
RECORDES: 10 anos na Domingueira Voadora do CIRCO VOADOR, Rio de Janeiro - 20 anos animando o baile 'PARECE QUE FOI HONTEM' da cooperativa da Imprensa. 06 anos na churrascaria RODA VIVA - 08 anos no carnaval de João Pessoa e Recife. - 35 anos na Gravadora CONTINENTAL (gravando mais de 300 discos com sucessos como Paraquedista, Sonoroso, Rapsodia im blue, etc. - 22 anos na gravadora CID.grande sucesso com a série "ANOS DOURADOS" depois da participação da ORQUESTRA no famoso seriado da TV Globo.
EM 1953, O GLOBO PUBLICAVA O RESULTADO DOS MELHORES DO DISCO ESCOLHIDOS PELOS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA .
SEVERINO ARAÚJO - MELHOR ORQUESTRA POPULAR

O pai de Severino Araújo era mestre de banda em Limoeiro (PE), e foi quem deu as primeiras noções de música. Ainda criança, adotou a clarineta como instrumento favorito. Na década de 30 mudou-se para João Pessoa, onde foi clarinetista da banda da polícia. Em 1936 escreveu o choro "Espinha da Bacalhau", uma de suas composições mais famosas. Ainda na Paraíba, foi regente da orquestra da Rádio Tabajara, e com alguns integrantes dela partiu para o Rio de Janeiro no final dos anos 30. Apenas em 1945 a Orquestra adotou oficialmente o Rio de Janeiro como sua sede. Inspirada nas big bands norte-americanas, a Orquestra anima bailes, festas e gafieiras desde os anos 40 até hoje, totalizando mais de 13 mil apresentações. Além de atuar em bailes e festas, a Orquestra Tabajara trabalhava em emissoras de rádio. Com grande popularidade, a Orquestra gravou mais de 100 discos de 78 rpm, batendo recordes de longevidade, além de alicerçar o trabalho de cantores como Jamelão, com quem gravou dois discos-tributos a Lupicínio Rodrigues. Durante a existência do Circo Voador, no Rio de Janeiro, a Tabajara era a atração tradicional dos domingos, com a Domingueira Voadora. O repertório é composto tanto de clássicos do jazz e da canção norte-americana quanto de temas da música brasileira. Severino Araújo, que foi aluno de Koellreuter, é autor de várias músicas executadas pela Orquestra, e comemorou seus 80 anos ainda à frente do grupo, regendo e ensaiando.

 


contatos

JAIME ARAÚJO SERVIÇOS LTDA
Rua Roberto Dias Lopes 25/ 702
Leme - Rio de Janeiro - cep 22010-110
tels (21) 2542-0728 e 9962-0667

e-mail